quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Trabalho em Lisboa

Minha intenção era postar este blog apenas dia 4/10 pois seria após o treinamento do trabalho e já com a resposta positiva do trabalho mas algo deu errado nos meus planos. Pois, ultima semana enviei seis currículos para trabalho temporário, part-time em Lisboa e só encontrei de operador telemarketing (call center) e dois a três dias após o envio recebi ligações da metade dos envios.
Bom, marquei entrevista pros três. Na primeira ida chego atrasado, levo uma chamada hehehe e remarcam para o outro dia SEM ATRAZO :P OK! (mentalmente bati continência). Dia seguinte chego cedo, verifica documentação, visto, residência, seguro social (não tenho eles providenciariam) e inicia a entrevista coletiva e talz, leitura, dinâminca em grupo e pronto, próxima segunda inicia um treinamento pra promover um produto (revista de direitos do consumidor - DECO, tbm conhecida no Brasil, mas não conheço :P). Assim, não fui para as outras entrevistas.

Treinamento e posteriormente trabalho.
hora de início: 18:00; Término: 22:00.

1º dia de treinamento. O produto não será mais a DECO, será o Optimus home, serviço telefônico. OK, no problem!
  • Conhecer as fazes de uma chamada.
  1. Apresentação pessoal e da loja.
  2. Procurar um responsável pela linha.
  3. Apresentar o produto em linhas gerais pois precisamos primeiro saber o que o cliente precisa para podermos oferecer o produto certo e não o deixar com dúvidas.
  4. Diagnosticar a necessidade do cliente fazendo perguntas sobre o serviço atual.
  5. falar sobre as vantagens e economias que o cliente terá adquirindo o produto com o pacote talz.
  6. Convencê-lo, confiar que ele quer e terminar a venda confirmando os dados e tudo bem.
  7. explicar qual procedimento deve tomar e o que acontecerá a partir deste momento.
Muito bom, a preparadora parecia Izabel Córdova (brasileira que assisti alguns cursos do SEBRAE), dinâmicas, brincadeiras e quatro horas voaram.

2º dia de treinamento.
  • Conhecer o produto. Um operador que era muito desenrrolado e talz e a 10 anos no ramo de Call center agora era treinador para este serviço!
  1. Uma linha telefônica onde vc só fala o que paga. Este é o diferencial, pois aqui a maioria paga um básico mais as ligações. Claro que vc terá que fazer um mínimo de chamadas e se não chegar ao mínimo o seu saldo ficará para o mês seguinte.
  2. Existem diferentes pacotes de serviços para diferentes tipos de clientes e tbm concorrer com os pacotes das outras empresas.
  3. 4 horas de informação sobre o produto que não vale a pena falar, mas que ao final o gajo disse: vou entregar um material e amanhã terá uma simulação de caráter eliminatório!
Estava tranquilo quanto a isto, pois não via nenhum bicho de sete cabeças.

3º dia de treinamento. A quarta feira é um dia ruim na univ pois tenho aula até às 14e20h e tenho que almoçar depois. Isso significa que até às 15e30h não tinha lido o material. Às 17h teria que pegar transporte para chegar ao meu destino. Deu pra ler, uma vez apenas e muito mal...
  • Simular uma chamada com um caba que atualmente era supervisor de equipe da campanha.
  1. O Gajo ficava lá, de cabeça baixa e de um em um falávamos como se estivéssemos vendendo o produto.
Havia 12 pessoas na preparação, todos muitos nervosos, teve gente que nem se quer leu a parada lá (hehehe, tinha um cara de Cabo Verde que dizia que venderia assim: a parada é o seguinte talz e talz e talz, tu quer ou não quer? hehehe loucão black power hiiiii) e fui o 10 a falar... me enrolei todo mas vi gente pior. O treinador falou que os que ele chamasse para sair deveriam voltar para o dia seguinte de treinamento... Saiu um, outro, outro e eu ficando... No final, ficou eu, outro brasileiro que foi muuuuito ruim, e uma menina de cabo verde que na hora só fazia rir. Confeço que não fui muito paciente pois me enrolei nas promoções e talz, mas como havia dito teve gente muito pior, mas a justificativa... vc deve ser mais dinâmico (isso é muito subjetivo pra venda de um produto) e precisa ter mais fluência... ahhhh aí está o fato... meu sotaque! no Brasil sempre me achei sem qualquer tipo de sotaque, mas aqui estou altamente carregado!!! bom, minha primeira tentativa de emprego se resume a esta experiência que gostei e aprendi bastante!
Por Favor, alguém tem algum emprego pra mim?
Chau, até logo mais.

próxima postagem neste fds sobre o global village envento entre os intercabistas. Muitas fotos, NAO PERCA hehehe ;)

8 comentários:

Claudio disse...

Kramba po, massa geral, ja arrumou o sustento ;)

Aqui ta 99% certo deu ir trabalhar de vendedor numa loja de eletrônicos chamada Currys, tipo a INFOBOX do shopping daqui. É melhor do que o serviçi de garóm pois é emprego fixo, não fico dependendo de eventos pra poder trabalhar. Por outro lado terei menos tempo pra viajar e tudo mais, mas vale a pena! falow ae e boa sorte no trabai hehehehe

Claudio disse...

(continuação)

ah, e sobre a parada ai de num ter ficado nesse primeiro, tranquilo demais, haverao muitos "nãos" hehehe eu ja to careca de escutar aki. mas será possivel que dessas três ligacoes que tu recebeu, tu num consiga ficar em um.

Anderson Max disse...

Intão Claudio, vou continuar tentando... hoje retorno para uma que esperava qualquer resposta!

boa sorte por aí tbm.

Anónimo disse...

Tenho certeza que outros vir�o, n�o ficou por que Deus n�o quis voc� neste,OK. ah ! desculpe n�o falar pois Miguel t� puxando o pouco de cabelo em mim!!! beijos de todos.E o passeio a Madrid sai ou n�o?

Anderson Max disse...

ah, Madri num vai ser agora não, apesar de estar barato, num vou agora, vou primeiro ver se me ocupo com algo... mas num esquentei por nao ficar, só senti o primeiro prejuíso por causa do preconceito. Mas segunda estarei em busca novamente!
xero em todos.

Anderson Max disse...

Bom. hoje mais um início de treinamento... ligações para o Brasil... promoção de uma revista de direito do consumidor... vender na média duas revista em 4 horas... haja pasciência, mas dizem que tenho bastante... Vamos à luta!

Anderson Max disse...

estou agora fazendo ligações para o brasil... mas principalmente recebendo chamandas sobre uma promoção de divulgação que está sendo feita aí!

Unknown disse...

Olá querido Anderson.

Fiquei muito feliz com sua observação sobre o meu trabalho!!!
beijos carinhos e muito sucesso... Você merece!!!

Izabel Córdova
izabel-cordova@hotmail.com