sábado, 13 de outubro de 2007

Já que tu num sabe Inglês vai pra Portugal...

Bom, foi mais ou menos isso que ouvi de Claudio quando ele me falava do Piani. Hoje falarei um pouco do que já passei por não ter estudado esta língua desgraçada, mas que no primeiro dia que aqui cheguei, já ouvi: "é a língua referencial, padrão, todos devem saber..." No mesmo momento pensei, isso realmente faz sentido, pois senão, em três países cada um teria que falar três, o inglês serve para os diferentes se comunicarem... bom, antes tarde que nunca!
Algumas situações embaraçosas:
1-falar aos amigos da residência que iríamos(Baima e eu) mudar:
primeira tentativa. Martina (Montenegro)... não lembro o que falamos ou gesticulamos, mas ela não entendeu... acabamos desistindo, na verdade ela que desistiu.
segunda tentativa. Falar aos poloneses (Cuba e não lembro o nome do outro)... pegamos o mesmo ônibus, conseguimos dizer que íamos sair, mas ele não entendeu que era uma mudança, ele estava estudando espanhol (nossotros vamos ??? para a casa de uma avoela :P mudare to other house!!! ho my God... ), tentamos, acabou sendo pior, pois ele não sabe direito, nem eu e não conseguimos.
Neste mesmo dia tinha uma galera de fora no residência, estávamos todos jantando e tinha uma inglesa(Tamy, axo) que fala português, já tinha passado três meses em Recife, conversamos um pouco, a galera pergunta uma coisa e outra como sempre. Depois, perguntei como falava: vamos nos mudar de casa, prontamente ela: moving house ou moving life... achamos muito estranho, mas viramos pra Martina e dissemos(Baima e eu) quase uníssono... terceira tentativa MOVING HOUSE Martina. reação HAaaaaa O.0 por que? (isso eu entendi), mas aí f..., como continuar a conversa? chamamos Tamy e ela nos ajudou. Era mais barato e mais próximo do metrô, mas era perto da residência. Dá pra entender muita coisa, daria até pra falar, mas na hora dá uma agonia, a pessoa fica te olhando, esperando, e aí num sai nada.
No dia seguindo, dia da mudança, com as malas nas costas e a sair de lá encontramos uma holandesa, já sabemos que elas não gostam muito dos brasileiros, provavelmente por não falarmos inglês, quarta tentativa e ela disse: alguma coisa com Moving house? então respondemos: yes, moving house. hehehe Ela perguntou pq, respondemos o preço hehehe. dissemos que era um lugar menor, próximo da residência hehehe ela fez uma careta, e disse que não sairia pra um lugar menor... ok! bey... finalmente um diálogo :)
os outros ficaram sabendo quando sentiram nossa falta... ahh, falamos a Daniel(Italiano) mas ele entende um pouco de português...
1. Martina 2. Cuba 3. num lembro...

Mico, estava eu fazendo algo no laboratório... chega uma menina e fala algo em Inglês, que não conseguia algo... Então tentei ajudar: Queria perguntar o que ela queria, perguntei o que ela fazia :(... Ela disse: Oq? na hora vi a burrada e comecei a rir... Perguntei se ela falava português, pois eu não falo inglês, e pra minha surpresa ela é de Portugal... que mania esse povo tem...

Algumas coisas vão saindo direito, e essa língua realmente é muito importante, aqui os programas que não são de Portugal são legendados, e na moral, os daqui não prestão... assim o cara acaba convivendo muito com essa bendita.
Bom, espero aprender muito com isso, não só mais uma língua!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A comida daqui...

Bom, não posso falar da comida daqui assim, como quem já a conhece bem, mas vou falar de onde tenho comido recentemente, no Refeitório universitário.
Funcionamento para almoço: 11:30 às 14 e 30.
(curiosidade, o intervalo de almoço das repartições é 12:30 às 14:30)
Preço: 2€
Cardápio: Temos sempre o prato principal, uma sopa(sempre da mesma), pão (francês duro ou integral), 2 copos de suco e sobremesa: bolo, gelatina, pudim, musse (todos quase sem açúcar), iogurte natural ou fruta, mas se não quiser algo é só não pegar...
Tu passas com a bandeja e vai pegando o que queres, mas as porções e pratos já estão prontos... (depois ponho foto)

O mais estranho para mim, foi o prato principal de ontem, o que me motivou a escrever:
Prato principal estranho: arroz, vagem, bacon e ovos mal passadoooo, praticamente cru, mexi o prato e a gema quebrou, melecou o arroz e tive que fazer uma seleção na comida que já é a quantidade certa... tipo, nunca sobra. Bom, neste dia, como tinha bastante bacon, deixei uns e pus no pão pra comer com a sopa... poderia até me preocupar... "será que alguém tá vendo?" pensei, mas nem liguei hehehe e talz e talz comi!
primeira refeição foi nada bom, muito diferente e não sabia o que esperar, era um hamburger meio cozido meio assado, arroz e salada,fora os acompanhamentos,mas me acostumei.
Já comi bastante porco, a primeira vez fui até pensando que era galinha, bom, bem molinha, mas no final soube o que era, e não é uma comida que costumava comer no Brasil, dizia até que não gostava hehehe, sem contar com o preconceito com a pocilga :) mas deixa pra lá porque na visita que fiz a Belém comi uma carne de porco (5.25€) com tempero de molho de pimentão que tava bom D+ ;) e ainda vinha uma latinha de guaraná Antártica de 33cl.
Isso depois de ser "mal tratado" num restaurante chinês onde estava lotado, e tinha apenas uma atendente... a galera chegou (Baima, Fernando mago, Fernando e eu) e uns cinco minutos depois fui escolhido pra ir falarcomalguém... depois de umas três sobradas falando e ela nem ouvindo ela deu o cardápio... a galera começou a olhar uma revista que estava na mesa, umas coisas bizarras, olhamos as figuras e rimos com algumas hehehe e acho que a madame não gostou... tomou a revista da minha mão e por isso fomos comer em outro canto :P na hora me levantei e disse que se a galera quisesse comer ficasse mas eu iria sair... tipo todos já tinham escolhido, mas no final comer o porco na brasa com molho de pimentão valeu.
Outro dia lembrei dos amigos de Manchester(Ricardo e Cláudio) que diziam que iam comer muita batata... tipo, se tem batata, é 70% batata, 15% carne, 15% arroz. Como será lá hen? Aqui ainda não comi feijão e as porções de arroz são mínimas, macarrão tem a fole e no mercado é bem barato, estrato também e azeite galo é preço do óleo de cozinha... isso só poderia dar em macarrão, claro que em casa, ao fim de semana.
Alguns dias como na fila vegetariana, pois a outra é muito grande, mas é o mesmo o que muda é a carne por soja, algumas boas, outras ruins.
Bom, pra finalizar falarei que o bacalhau realmente é português, é muito bom, bem macio, saboroso vixi, e ele vem com arroz e muito molho... deste eu gostei bastante...
Bom, isso significa que logo logo estarei morrendo de vontade de comer pirão(casa - Cabo), feijoada(onde tiver), feijão verde com charque(orlando´s bar), e o tradicional feijão carioca hOoow...

bom apetite!