quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Trabalho em Lisboa

Minha intenção era postar este blog apenas dia 4/10 pois seria após o treinamento do trabalho e já com a resposta positiva do trabalho mas algo deu errado nos meus planos. Pois, ultima semana enviei seis currículos para trabalho temporário, part-time em Lisboa e só encontrei de operador telemarketing (call center) e dois a três dias após o envio recebi ligações da metade dos envios.
Bom, marquei entrevista pros três. Na primeira ida chego atrasado, levo uma chamada hehehe e remarcam para o outro dia SEM ATRAZO :P OK! (mentalmente bati continência). Dia seguinte chego cedo, verifica documentação, visto, residência, seguro social (não tenho eles providenciariam) e inicia a entrevista coletiva e talz, leitura, dinâminca em grupo e pronto, próxima segunda inicia um treinamento pra promover um produto (revista de direitos do consumidor - DECO, tbm conhecida no Brasil, mas não conheço :P). Assim, não fui para as outras entrevistas.

Treinamento e posteriormente trabalho.
hora de início: 18:00; Término: 22:00.

1º dia de treinamento. O produto não será mais a DECO, será o Optimus home, serviço telefônico. OK, no problem!
  • Conhecer as fazes de uma chamada.
  1. Apresentação pessoal e da loja.
  2. Procurar um responsável pela linha.
  3. Apresentar o produto em linhas gerais pois precisamos primeiro saber o que o cliente precisa para podermos oferecer o produto certo e não o deixar com dúvidas.
  4. Diagnosticar a necessidade do cliente fazendo perguntas sobre o serviço atual.
  5. falar sobre as vantagens e economias que o cliente terá adquirindo o produto com o pacote talz.
  6. Convencê-lo, confiar que ele quer e terminar a venda confirmando os dados e tudo bem.
  7. explicar qual procedimento deve tomar e o que acontecerá a partir deste momento.
Muito bom, a preparadora parecia Izabel Córdova (brasileira que assisti alguns cursos do SEBRAE), dinâmicas, brincadeiras e quatro horas voaram.

2º dia de treinamento.
  • Conhecer o produto. Um operador que era muito desenrrolado e talz e a 10 anos no ramo de Call center agora era treinador para este serviço!
  1. Uma linha telefônica onde vc só fala o que paga. Este é o diferencial, pois aqui a maioria paga um básico mais as ligações. Claro que vc terá que fazer um mínimo de chamadas e se não chegar ao mínimo o seu saldo ficará para o mês seguinte.
  2. Existem diferentes pacotes de serviços para diferentes tipos de clientes e tbm concorrer com os pacotes das outras empresas.
  3. 4 horas de informação sobre o produto que não vale a pena falar, mas que ao final o gajo disse: vou entregar um material e amanhã terá uma simulação de caráter eliminatório!
Estava tranquilo quanto a isto, pois não via nenhum bicho de sete cabeças.

3º dia de treinamento. A quarta feira é um dia ruim na univ pois tenho aula até às 14e20h e tenho que almoçar depois. Isso significa que até às 15e30h não tinha lido o material. Às 17h teria que pegar transporte para chegar ao meu destino. Deu pra ler, uma vez apenas e muito mal...
  • Simular uma chamada com um caba que atualmente era supervisor de equipe da campanha.
  1. O Gajo ficava lá, de cabeça baixa e de um em um falávamos como se estivéssemos vendendo o produto.
Havia 12 pessoas na preparação, todos muitos nervosos, teve gente que nem se quer leu a parada lá (hehehe, tinha um cara de Cabo Verde que dizia que venderia assim: a parada é o seguinte talz e talz e talz, tu quer ou não quer? hehehe loucão black power hiiiii) e fui o 10 a falar... me enrolei todo mas vi gente pior. O treinador falou que os que ele chamasse para sair deveriam voltar para o dia seguinte de treinamento... Saiu um, outro, outro e eu ficando... No final, ficou eu, outro brasileiro que foi muuuuito ruim, e uma menina de cabo verde que na hora só fazia rir. Confeço que não fui muito paciente pois me enrolei nas promoções e talz, mas como havia dito teve gente muito pior, mas a justificativa... vc deve ser mais dinâmico (isso é muito subjetivo pra venda de um produto) e precisa ter mais fluência... ahhhh aí está o fato... meu sotaque! no Brasil sempre me achei sem qualquer tipo de sotaque, mas aqui estou altamente carregado!!! bom, minha primeira tentativa de emprego se resume a esta experiência que gostei e aprendi bastante!
Por Favor, alguém tem algum emprego pra mim?
Chau, até logo mais.

próxima postagem neste fds sobre o global village envento entre os intercabistas. Muitas fotos, NAO PERCA hehehe ;)